Geração Z: Qual é a relação dos jovens com o vinho?

VinhoSub30 é um concurso de vinhos onde os provadores são jovens com menos de 30 anos. Interessante, mas quem são esses jovens? Qual é a relação dos jovens com o vinho?

Há muitos preconceitos por parte dos mais velhos sobre as novas gerações e sua abordagem ao vinho. Costumam estar ligados ao consumo de vinhos simples e fáceis de beber. Pensa-se mesmo que o seu encontro com o vinho prescinde de conhecimentos formais (bebem sem ter feito um curso de degustação). Este é talvez um olhar leve sobre como os jovens se relacionam com o vinho.

É certo que os jovens começam a consumir vinhos baratos, simples, doces, brancos e/ou rosés numa altura de iniciação ao conhecimento da bebida. Em pouco tempo adquirem o gosto por vinhos de qualidade, não se preocupam com nada. Quando descobrem um vinho de que gostam, destacam-no: fotografam-no, carregam a informação nas suas redes sociais e partilham com outros jovens. Eles abordam o vinho a partir de um lugar de prazer, mas também querendo conhecer e investigar.

As duas gerações mais jovens estão atualmente representadas no júri do VinhoSub30. A Geração Y (millennials ou Millennials) que tem hoje entre 26 e 41 anos e a Geração Z (Centennials) que tem até 25 anos.

Os millennials são tipicamente indivíduos urbanos e tecnologicamente experientes. Em 2025 eles controlarão 47% dos fundos do planeta e constituirão 75% do total da população ativa. Esse grupo de jovens adultos que compõe 31,5% da população mundial, seus integrantes foram criados na internet e valorizam um estilo de vida acessível e acessível. Ao contrário das gerações anteriores, tendo encontrado o vinho, este grupo decidiu fomentar novas formas de o apreciar. As tradições do vinho vêm mudando, desde estilos, formas de consumo e até rótulos.

Os centenários são os nascidos depois de 1996, não conhecem os telefones fixos e são o segmento etário que ganha cada vez mais força. Eles representam 35% da população mundial e somarão 7,7 bilhões de pessoas. Eles se tornaram um motor para a economia com uma influência crescente nos gastos e na fidelidade à marca. Eles superam seus antecessores e na Espanha há 7.800.000 meninos e meninas que pertencem a esta geração. Eles representam um dos principais grupos da sociedade de consumo, aproximadamente 41% da população consumidora na Espanha e 35% da renda mundial.

Em suas famílias são eles que costumam aconselhar sobre produtos e fazer recomendações sobre o processo de compra. 75% dos Centennials afirmam influenciar as decisões de gastos em produtos de consumo familiar. Essa tendência é mais comum quando se analisam as decisões de compra nas categorias de alimentos e bebidas (77%), móveis (76%) e utensílios domésticos (73%).

De acordo com a Wine Access, a média de pedidos dos clientes da Geração X, em dólares, foi 13% maior do que o restante da demografia entre 2017 e 2019, superando tanto Boomers (atualmente com idades entre 53-71) quanto Millennials (atualmente de 21 a 36 anos). velho). Embora o Wine Access tenha visto um tremendo crescimento nas vendas da geração do milênio nos últimos três anos, a geração X gastou quase 6% a mais por pedido do que seus pares mais jovens em 2019. Os boomers continuam superando a geração X no número médio de garrafas por pedido, mas gastam menos na média.

Com a idade média dos millennials agora em 30 anos, nossa visão é que o ciclo de vida dos millennials mais velhos está se tornando mais alinhado com os mais jovens da geração X; mais estabelecidos profissionalmente, casados ​​ou com companheiro e filhos em casa. Este é tipicamente o período em que o consumo de vinho tende a aumentar, levando um pouco da cerveja e destilados. O mundo em constante evolução do marketing digital permite que as marcas se concentrem em consumidores-alvo muito específicos, mas hoje geralmente definimos nosso consumidor-alvo por seu comportamento e padrões de compra, e não estritamente por sua idade.

Photo credit Pexel Rodnae Productions

Abrir chat
Comunícate
Escanea el código
Hola ¿en qué podemos ayudarte?