No dia 23 de agosto finalizou a 2° edição do Concurso Internacional VinhoSub30 Brasil 2019. As provas do concurso realizaram-se nas cidades de Rivera ROU e Santana do Livramento BR, no 6° Festival Binacional de Enogastronomia Fronteira. Juntamente realizou se a 7° edição do VinoSub30 Uruguay 2019.

Os jovens jurados escolheram os vinhos ganhadores. Do total de vinhos apresentados 7 ganharam Grande Medalha de Ouro e 13 vinhos Medalha de Ouro.

O concurso VinhoSub30 procura conhecer as preferências dos mais jovens consumidores de vinhos, exibir a produção de vinhos de qualidade superior e estender a cultura vinícola as novas gerações promovendo o consumo responsável.

Nesta edição, VinhoSub30 foi realizado no marco do Festival Binacional de Enogastronomia – Fronteira, nas cidades de Rivera (Uruguai) e Santana do Livramento (Brasil). O festival incluiu diversas atividades entre as quais destacam se as degustações de vinhos ganhadores da edição 2018 do concurso, além de cursos de cozinha, exposições e eventos gourmet que valorizam a produção enogastronômica do Uruguai e do Brasil.

Como em outras edições do concurso, o registro das provas foi feito digitalmente através do aplicativo VinoSub30 Digital Tasting para telefones móveis e notebooks que foi desenvolvido pelos organizadores do evento. O uso deste aplicativo contribui para o cuidado do meio ambiente, eliminando o uso do papel, evitando erros e economizando o tempo. Responsável técnica do concurso é Ângela Rossi Marcon, Professora Magistério Superior UNIPAMPA, Doutora em Biotecnologia na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e na Un. Bologna, Itália. Bióloga pela UCS, Enóloga (IF-RS), Especialista em Vitivinicultura e Mestre em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola (UCS), Sommelier Internacional (FISAR/UCS).

O concurso apresentado pela primeira vez em 2004, tem edições anuais na Argentina, Brasil, Espanha e Uruguai. O júri é composto por 37 jovens estudantes e profissionais de Sergipe, São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Sul. Participaram vinícolas da Serra Gaúcha e da Campanha Gaúcha.

VinhoSub30 foi criado por Daniel López Roca, jornalista especializado em vinhos. O concurso foi pensado para que o vinho possa ser abordado pelos jovens, ajudando a incutir neles o hábito de consumir com responsabilidade uma bebida nobre. O evento permite aos produtores conhecer as preferências dos jovens paladares. 

VinhoSub30 não é apenas mais um concurso, é único devido à atitude do seu jovem júri: curiosidade, desejos de aprender, respeito, seriedade no trabalho e ausência de preconceitos no momento das provas.

A empresa WineMind Co. organiza o concurso na Argentina, Brasil, Uruguai e Espanha. O Concurso Internacional VinhoSub30 é patrocinado pelo Festival Binacional de Enogastronomia Fronteira, a Intendencia Departamental de Rivera, o Ministério de Turismo do Uruguai, a empresa Cerro Chapéu, Hotel Ibis Style, Vinosuy, Enobook e PopVivant Radio Online. VinhoSub30 faz parte do programa Wine in Moderation que promove o consumo responsável do vinho.

Vinhos vencedores

Patrocinadores

O clima está em execução e a organização do VinoSub30 Uruguay 2019 se consolida tornando-se jurados, vinícolas e patrocinadores. VinoSub30 Uruguai 2019, com o apoio do Festival Binacional de Enogastronomia, que fornecerá um marco para o seu desenvolvimento. O Festival Binacional de Enogastronomia, que busca mostrar e melhorar a gastronomia e produção de vinho de Rivera e Santana do Livramento. A atividade propõe um extenso programa que visa preservar e disseminar técnicas tradicionais de preparação de fronteiras, acompanhado por uma deliciosa seleção de vinhos locais. Além de provar os pratos típicos da região, os visitantes podem desfrutar de várias cenas, cenários temáticos e várias degustações. Também apoia exclusivamente a sua loja virtual de vinhos Vinosuy, o portal nacional de vendas de vinhos e também organiza eventos nas vinícolas, que fornecem a logística mais importante para o recebimento dos vinhos. Pelo terceiro ano, ele renovou seu apoio ao Iberpark com presentes para o júri.