Brasil 2018

VinhoSub30 – Brasil Primeira Edição 2018 finalizada!

Caros Amigos

Sejam muito bem vindos à primeira edição do Concurso Internacional VinhoSub30 Brasil 2018 !

É com grande prazer que anunciamos que este ano se apresentou a primeira edição brasileira do concurso jovem de vinhos, VinhoSub30 nos dias 15 e 16 de novembro 2018, na cidade de Santana do Livramento, RS. Os jovens tiveram a oportunidade e a responsabilidade de escolher os melhores vinhos apresentados no concurso.

As provas a cegas foram feitas pelo jovem juri nas instalações da adega Cerro Chapéu. VinhoSub30 ganhou mais una sede acrescentando seu carácter de concurso internacional único com jovens avaliadores.

Muito obrigado !!!

Daniel López Roca
Diretor do Concurso Internacional VinhoSub30

xxx

VinhoSub30 Brasil 2018
Os jovens consumidores se pronunciam


A 1ª edição do Concurso Internacional VinhoSub30 Brasil chegou ao seu fim. As provas dos vinhos participantes no concurso foram feitas no marco do 5º Festival Binacional de Enogastronomia Fronteira apresentado anualmente nas cidades de Rivera (ROU) e Santana do Livramento (BR). Os jovens do júri deram sua opinião e os vinhos vencedores já foram designados.
De um total de 115 amostras apresentadas entre Brasil e Uruguai, 3 vinícolas brasileiras obtiveram 2 Grandes Medalhas de Ouro e 3 Medalhas de Ouro.
A particularidade deste concurso é que o seu júri é composto por jovens de 18 a 30 anos de idade. O concurso foi realizado pela primeira vez em 2004 e desde então tem sido realizada nas regiões vinícolas e grandes centros de consumo na Argentina, Uruguai, Espanha, Chile e agora no Brasil.
Os objetivos do concurso VinhoSub30 são incentivar a produção de vinhos de alta qualidade, difundir a cultura do vinho as novas gerações, promover o consumo responsável e conhecer as preferências dos consumidores mais jovens sobre vinhos.
Neste concurso itinerante os vinhos são apresentados por vinícolas interessadas nos consumidores do futuro, dando hierarquia a um evento com enorme potencial para o setor.
A empresa Wine Mind Co. organiza o evento na Argentina, Chile, Uruguai, Espanha e Brasil. As degustações do Concurso Internacional VinhoSub30 foram realizada nos dias 15 e 16 de novembro, nas adegas Cerro Chapéu de Rivera, Uruguai e Santana do Livramento. Das provas participaram jovens de diferentes partes de ambos países. O criador e diretor do Concurso e Daniel López Roca, jornalista especializado em vinhos.
O Concurso Internacional VinhoSub30 é patrocinado pelo Festival Binacional de Enogastronomia Fronteira, o Governo Departamental de Rivera, a vinícola Cerro Chapéu, Ministério do Turismo do Uruguai, Iberpark, Vinosuy, Teluria Vinoteca, Enobook e PopVivant Rádio Online. VinhoSub30 adere ao programa Wine in Moderation que promove o consumo responsável do vinho.
A metodologia do concurso é semelhante à maioria das competições internacionais de vinhos e consiste em sessões de degustação às cegas dos vinhos participantes. Os vinhos são degustados em flights de semelhantes estilos e nas mesmas faixas de preço.
A diferença que determina a importância deste concurso é a composição do seu júri conformado por jovens de 18 a 30 anos de idade. Isso permite conhecer o paladar das novas gerações.
VinoSub30 não é um concurso mais, é único por várias razões, e o mais importante é a atitude de seu jovem júri, a curiosidade, o desejo de aprender, o respeito, responsabilidade no trabalho e falta de preconceitos na hora de escolher seus vinhos preferidos.


A origem

Daniel López Roca é jornalista especializado em vinhos. Há tempos pensava em como o vinho poderia ser apresentado aos jovens, como promover neles o hábito de consumir esta nobre bebida com responsabilidade. Ele observou que o vinho não fazia parte da noite da juventude, mas assimilar seu consumo ao de outras bebidas alcoólicas não parecia apropriado. Pensando no consumo responsável procurou um espaço de reflexão no momento do consumo, e foi assim que surgiu a ideia de fazer um concurso com jovens . O primeiro concurso foi feito em Maio de 2004. Saber quais vinhos são os vinhos que a maioria dos jovens gosta é importante para às vinícolas. O diferencial mais importante é que os jovens são quems decidem quais vinhos eles gostam de beber.

Maiores informações: natalia.petrino@gmail.com / +598 94 202 999

Grande Medalha de Ouro – Concurso Internacional VinhoSub30 Brasil 2018
Almabaska Almabaska Tannat + Arinarnoa Blend Tinto Tranquilo 2016 96
Almabaska Arlekina Chardonnay Espumante Branco 2016 95
Medalha de Ouro – Concurso Internacional VinhoSub30 Brasil 2018
Almaden Almaden Sauvignon Blanc Sauvignon Blanc Blanco Tranquilo 2018 93
Almabaska Almabaska Arinarnoa + Tannat Blend Arinarnoa Tannat Tinto Tranquilo 2016 92
Vinicola Zanrosso Granja do Vale Moscato Giallo Moscato Giallo Branco Tranquilo 2018 92